Para evitar que você gaste muito dinheiro com processos judiciais que, além de morosos, devido à sobrecarga do sistema judiciário brasileiro reduz os gastos gerados ao recorrer de decisões judiciais, que são dadas por alguém que não é especialista no assunto. 

A elaboração do contrato deve prever eventuais problemas e como resolvê-los. Em grande parte dos contratos, ao final, é colocado a cláusula de eleição de foro, o lugar onde será resolvido os eventuais problemas, exemplo:  “Fica eleito o foro da Comarca de ....”

Entretanto, a escolha da justiça comum nem sempre é o melhor lugar, pois além de sobrecarregar o sistema judiciário o seu contrato será analisado de forma genérica que pode prejudicar e gerar mais gastos.

 

PORQUE UTILIZAR UMA JUSTIÇA ESPECIALIZADA?

 

Os conflitos serão julgados por especialistas no assunto.

 

Não cabe recurso, o que reduz gastos com processo.

 

Serve para quase todos os conflitos, exceto direito de família, penal e tributário.

 

O prazo para resolução dos conflitos é em média mais rápido, cerca de 06 (seis) meses.

 



A chamada justiça especializada ou Arbitragem é um excelente caminho para quando os interesses não se resolveram naturalmente.

Nesses casos, as decisões realizadas no tribunal de arbitragem são mais justas e rápidas.

Para que você possa aproveitar os benefícios da justiça especializada é muito simples. Ao alterar a cláusula de eleição de foro para a arbitragem você já consegue fazer com que eventuais demandas sejam resolvidas por uma justiça especializada.


No site http://cabh.org.br/clausula-modelo/  é possível ter acesso ao modelo para que você adapte ao seu contrato e saiba mais informações sobre a arbitragem e a resolução de conflitos.