Muitas pessoas não compreendem a função de um advogado ou tiveram experiências ruins, eu entendo! 



É difícil encontrar profissionais dedicados, falo um pouco sobre no final.

Vim esclarecer como funciona as coisas do lado de cá, dos bastidores do advogado, mas especificadamente para minha área, imobiliária, que gosto mais, pratico e entendo sobre. 

O direito brasileiro é muito amplo e complexo, usam termos difíceis e cópias de leis antigas, da Europa ou Grécia, de fato, não é um curso fácil, requer dedicação. 

E os cinco anos de estudos, nem de longe abarca todo o conteúdo do Direito, os estudos percorrem pela parte mais "grossa" e básica. 

Por isso, a necessidade de especialização é essencial para atuação de um bom profissional, explico o porque, um único ramo do direito interage com mais duas ou três áreas. É quase impossível ser um bom advogado criminalista e, ao mesmo tempo, ser um bom advogado empresarial. 

O Direito Imobiliário, por exemplo, está ligado ao Direito de Família, pois os bens de um casal tem uma forma correta para serem partilhados, em caso de divórcio, vai de acordo com o regime de bens do casamento. Então um advogado de imóveis deve saber um pouco sobre o assunto. 

Outro ramo que envolve vários aspectos do Direito Imobiliário é o Direito Ambiental, área que particularmente gosto muito!!

Todo o imóvel precisa de um terreno, então é necessário estudo sobre o solo, sobre urbanização, recuperação de áreas degradadas entre outros. 

Um conteúdo muito importante sobre os imóveis que é essencial para trazer segurança jurídica para o bem é o Direito Registral e Notarial, que envolve os cartórios e a realização de registros e averbações.  

Basicamente, o Direito Imobiliário envolve mais 03 ramos do Direito, além disso, os estudos das decisões dos tribunais e órgãos de cada estado e município afetam diretamente no direito imobiliário e suas relações. 

Outro estudo que um especialista deve se dedicar é quanto a  prática que nem sempre caminha ao lado da doutrina e dos livros.

Por isso, a função do advogado imobiliário é analisar a situação de cada pessoa e tentar solucionar, com estratégias e dedicação da melhor forma, resolver os conflitos e evitar riscos, morosidade e gastos para as pessoas. 

 A realidade do profissional de Direito no Brasil é a exaustão mental em busca da solução de uma demanda para outra pessoa, de levar o alívio e a solução dos mais variados problemas, a cada caso novo é necessário debruçar sobre documentos e ler com atenção cada palavra em busca de uma solução, recorrer à jurisprudência, revisar legislação e tudo isso toma tempo, noites, dias e madrugadas de muito estudo. 

É humanamente impossível ser um advogado bom em todas as áreas, um profissional que estuda todas as áreas do Direito e busca resolver as dores de uma pessoa, provavelmente não entende da dor de alguém e pode estar buscando apenas vantagens sobre a dor de uma pessoa. 

A leitura e a dedicação aos estudos, ao conhecimento, a leitura das páginas de um processo,  de documentos e encontrar um detalhe, aquele detalhe que muitas vezes passou batido pelo juiz, pelo promotor, pelo advogado da outra parte, que muitas vezes não é um especialista ou estudioso da área, pode causar dano muito grande à causa.

O advogado especializado e que gosta de estudar a finco o Direito imobiliário e todas as suas vertentes, provavelmente não deixaria passar esse detalhe.

O Direito está nos detalhes!!!

A melhor parte de ser um advogado é trazer notícias boas que acalenta e toca a alma de quem te procurou desesperadamente por uma ajuda, isso é impagável!