Bem comum e cultural no Brasil é a busca no google por modelo de contratos.

Infelizmente as pessoas que vão comprar ou vender um imóvel ou um veículo ou prestar um serviço para alguém,  não fazem um contrato, eles costumam ir correndo para o Google para buscar um modelinho.

Vou deixar aqui um esqueleto do contrato de locação para que você tenha uma noção de como um contrato deve ser feito e como é complexo a elaboração de um contrato.

Deixarei o modelo não para que você copie e faça um, mas para que você tenha noção de como funciona e qual o intuito de realizar um contrato.

No meio jurídico tem uma frase que diz; “o contrato faz lei entre as partes” o que isso quer dizer?

Que o que as partes acordaram não deve sofrer interferência do judiciário ou ser levado ao judiciário, pois as partes envolvidas no contrato é que “criam” as leis.

Porém, o contrato não pode ir contra as leis vigentes, senão poderá ser levado ao judiciário e ser considerado abusivo.

A elaboração do contrato formaliza o acordo, deixa explicado no papel, quais as condições do acordo, o motivo do acordo, revela o que cada um deve fazer para que o contrato aconteça.

A maior função do contrato é trazer segurança entre as partes e fazer com que o contrato não seja levado ao judiciário, para isso é importante saber sobre a lei para não redigir cláusulas abusivas.  

E como fazer um contrato?


Eu sei que muitos preferem jogar no google e pegar um modelo básico. Mas te digo que sem conhecimento, até o básico pode se tornar um problema.

Vou deixar um esqueleto de um contrato de locação de imóvel para que você possa ter uma noção de como funciona um contrato.  

estrutura do contrato de locação

estrutura do contrato de locação

estrutura do contrato de locação

estrutura do contrato de locação